SÉRIE especial: Margarette Mattos – uma premiada artista plástica

Quinta reportagem especial alusiva ao 'Dia Internacional da Mulher': Margarette Mattos

0
1375

O blog vai publicar até o dia 10 de março uma reportagem por dia contando a história de uma mulher por ocasião do Dia Internacional da Mulher. A reportagem de hoje é sobre Margarette Mattos, uma premiada e reconhecida artista plástica capixaba.

Margarette Mattos
Foto: Ana Lauff

A comunidade brasileira em Massachusetts tem o privilégio de ter no seu meio, artistas de diversas áreas e manifestações, o que torna o Estado um importante pólo cultural. Cantores, músicos, atores e artistas, escritores, produtores e artistas plásticos, entre os quais destaca-se Margarette Mattos, com sua arte de cores vibrantes e marcantes, que elevou a arte brasileira nos Estados Unidos a um outro patamar.

Margarette Mattos iniciou sua carreira, acerca de 30 anos atrás, já casada e com família. A arte de Margarette Mattos é abstrata e ela usa pó de minério de ferro com tinta acrílica, pigmentos de óxido de ferro que são combinados com ceras, terra, ouro, cobre resinas acrílicas e vinílicas. O minério de ferro utilizado nas obras de arte vem do Brasil da região de Itabira em Minas Gerais e da Serra dos Carajás, no Pará. As peças de Margarette Mattos são todas produzidas no seu ateliê em Cambridge, Massachusetts

“Antes de pensar em vir morar aqui, no ano de 1998, vim fazer um passeio turístico em Boston. Um amigo que morava aqui, me sugeriu trazer alguns trabalhos artísticos. Quando aqui cheguei, participei com pequenos trabalhos de um salão de arte brasileira. Para minha surpresa, em razão do tamanho dos trabalhos, fiquei em primeiro lugar no salão. Logo depois participei de outro salão na Cambridge Art Association, onde também fiquei em primeiro lugar. Esses acontecimentos deram uma guinada em minha carreira, e começaram a me fazer pensar em mudar para cá”, diz Margarette que veio de vez 2005.

“Eu sempre posto minhas obras nas redes sociais. Um dia recebi uma mensagem de uma pessoa que estava fazendo tratamento para câncer, e disse que quando estava no hospital, aguardava as postagens pois minhas obras transmitiam para ela muita energia e paz, o que fazia o seu dia ficar muito melhor. Até hoje me emociono ao pensar nisso”, sobre o alcance das suas obras de arte, que hoje estão em muitas residências, galerias e colecionadores.

“Um fato que considero como destaque na minha carreira, foi quando o Senador James Eldridge, aqui de Massachusetts, conheceu meu trabalho e me fez o convite de expor meus trabalhos na Massachusetts State House. Além de me sentir muito honrada com o convite, fui a primeira brasileira a expor lá. Outra exposição que considero importante, foi ‘Terras e Minérios do Brasil’ no Consulado-Geral do Brasil em Boston, da qual doei o quadro, ‘Hino’, para o Consulado, onde se encontra na entrada principal. E, sempre gosto de destacar a mais recente exposição que fiz, ‘Universe’, com grande sucesso de público adulto e infantil, na qual tive o prazer de ser presenteada com um maravilhoso vídeo, ‘Visions Universe by Margarette Mattos’, realizado pelo filmaker Eudes Barbosa, com co-produção de Andreza Moon”, sobre suas exposições.

Por causa da sua arte e trabalhos, Margarette Mattos é detentora de diversos prêmios e reconhecimentos, dentre o ‘Press Awards’, “considero os mais importantes os recebidos durante os eventos ‘Press Awards, criado por Carlos Borges, em razão de serem votados inicialmente pelo público e no último estágio pelos próprios artistas, o que lhes assegura uma importância ímpar”, afirma.

“Sempre fui muito bem acolhida pela comunidade, onde faço vários trabalhos voluntários com minha arte. Acho que a cada dia melhorando mais, principalmente com grandes projetos como por exemplo, o Focus Brasil Boston 2018, que acontecerá em junho/2018. Tenho certeza que unidos conseguiremos crescer muito e mostrar que temos trabalhos maravilhosos e criativos em todas áreas artísticas. Creio que já passou a hora de criarmos em nossa comunidade, um Centro Cultural brasileiro, onde todas as formas de expressão artísticas, encontrassem abrigo e apoio, inclusive com realizações de eventos e cursos para todos”, finaliza.

Margarette Mattos tem inúmeras exposições individuais e coletivas em diversas cidades nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil, com grande sucesso de público e dos críticos por suas obras de arte. Margarette é casada, têm três filhos e dois netos.

Fotos: Ana Lauff

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here