Série especial: as pirâmides na comunidade brasileira nos EUA

0
1749

Cuidados para não cair em golpes
O www.mundoyes.com estará publicando nesta semana uma série de reportagens sobre fraudes financeiras envolvendo as chamadas pirâmides e em especial algumas delas que fraudaram e envolveram a comunidade brasileira nos últimos anos.

Nesta primeira reportagem da série algumas orientações e conselhos emitidas pela U.S. Securities and Exchange Commision – SEC para não cair em golpes e pirâmides.

Investir sempre envolve algum grau de risco, mas você pode minimizar o risco de investir imprudentemente se fizer algumas perguntas e obter os fato sobre qualquer investimento antes de colocar o seu dinheiro e suas economias nas mãos de alguém que quer lucrar indevidamente. para evitar golpes e pirâmides você deve:

Confira tudo
Não importa o quão confiável lhe pareça a pessoa ou grupo que traga a oportunidade de investimento. Nunca faça um investimento com base apenas na recomendação de um membro de uma organização, grupo religioso ou étnico a que você pertence. Investigue o investimento a fundo e verifique a veracidade de cada declaração que é dito sobre o investimento. Esteja ciente de que a pessoa que está lhe recomendando o investimento pode ter sido enganada acreditando que o investimento é legítimo quando não é.

Desconfie de investimentos que prometem lucros espectaculares ou retorno garantido
Se um investimento parece bom demais para ser verdade, então provavelmente não é. Da mesma forma, desconfie de qualquer investimento que diga não ter riscos; muito poucos investimentos estão isentos de riscos. Quanto maior o potencial de retorno de um investimento, maior será o risco de perder dinheiro. Promessas de lucros rápidos e altos, com pouco ou nenhum risco, são sinais de alerta clássicos de fraude.

Seja cético com qualquer oportunidade de investimento que não tenha escrito o que promete
Os fraudadores, muitas vezes evitam colocar as coisas por escrito, mas os investimentos legítimos são geralmente por escrito. Evite um investimento se é dito para você que eles “não têm tempo para escrever” os dados sobre o investimento. Você também deve desconfiar se lhe for dito para manter a oportunidade de investimento confidencial.

Não seja pressionado ou se apresse para fazer um investimento antes pense ou investigue sobre o assunto
Só porque alguém que você conhece fez dinheiro, ou afirma ter feito dinheiro, não significa que vai acontecer a mesma coisa com o seu investimento. Seja cético em relação a investimentos e oportunidades que sejam oferecidos como sendo “uma vez-na-vida”, particularmente quando exista a recomendação de confidencialidade de informações sobre o negócio.

Os fraudadores estão cada vez mais usando a Internet para atingir grupos específicos através de spams de e-mail. Se você receber um e-mail não solicitado de alguém que você não conhece, sobre como “não pode perder” uma oportunidade de investimento, a sua melhor opção é deixar passar a “oportunidade” e encaminhar o spam para a SEC no enforcement@sec.gov.

Para acessar o portal da SEC clique aqui.

Próxima reportagem das série: o caso FoneClub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here