Resoluções para 2017

0
438

Mais um ano chega ao fim e para muita gente é hora de fazer um balanço e ver o que concretizou ou não, além das lutas e expectativas. Algumas delas se concretizaram outras não. Muitos sonhos puderam ser realizados, já outros tiveram de ser adiados, mas no geral 2016 acaba bem para muitas pessoas que perderam e ganharam, já que a vida consiste de perder e de ganhar.

No entanto, é hora de fazer planos para 2017. Para o casal Sérgio e Ana é hora de planejar e se programar, coisa que fazem juntos desde que se casaram há 11 anos.

“Aprendi na minha antiga igreja no Brasil que o planejamento é a chave das pessoas bem sucedidas, e desde então planejo tudo nos mínimos detalhes. Quando recebemos o green card há cinco anos, tínhamos em mente que nossa vida iria melhorar em alguns aspectos. Troquei de trabalho e a Ana foi estudar e se preparar melhor. Quando ela acabou o curso foi a minha vez de ir para a escola e desde então, podemos fazer a diferença nas nossas vidas e nas dos nossos pais no Brasil. Hoje ajudamos os casais da nossa igreja e se planejar e se programar financeiramente e dá gosto ver o progresso que muitos têm feito”, diz Sérgio.

“Uma boa ideia é ter uma lista de resoluções que pode variar de pessoa para pessoa. É preferível ter poucas resoluções e as cumprir do que ter uma dezena e desistir logo nas primeiras semanas do ano”, afirma Ana.

Cada um tem a sua própria lista de resoluções e não há duas iguais. Mas a mensagem é que somos imigrantes morando numa terra estrangeira, onde por mais que estejamos adaptados seremos sempre imigrantes com deveres, obrigações e direitos e a nós cabe sempre se adequar no que é posto todos os dias diante de nós.

O fato de muitos não possuir documentos não deve ser uma desculpa para fazer coisas erradas, pelo contrário, devemos fazer todas as coisas corretamente, e isto deve ser uma resolução de todos, documentados ou não.

Há também os sonhos e os desejos de todo mundo, dos quais não se deve abrir mão. Um bom exemplo é a vida de Nelson Mandela, que esteve preso durante 27 anos e a mensagem é a de um um homem que jamais perdeu a esperança e a capacidade de sonhar. Ao ler história dele, o fato que mais chama a atenção foi a sua disciplina diária. Mandela sabia que o caminho para a liberdade era fazer todas as coisas certas e isto significava que ele tinha que ter um comportamento irrepreensível em todos os aspectos, pois os seus carcereiros estavam de olho nele o tempo todo, logo, a sua conduta tinha que ser impecável.

A cada novo dia Mandela fazia uma resolução e a cumpria integralmente. A mensagem desta reportagem para cada leitor que luta pela vida aqui nos Estados Unidos, muitas vezes longe de quem ama e gosta, longe da terra natal e o do chão querido é a de que seja qual for a sua resolução ela deve ser cumprida, e se você ainda não fez a sua lista para 2017, ainda dá tempo de fazer. Portanto, mãos a obra!

Resoluções para 2017
–   Ter mais tempo para a família; isto significa ser melhor marido, melhor esposa, melhor filho
–    Ter paciência com as coisas que nos circundam
–    Ter esperança de que dias melhores virão
–    Ter mais tempo para mim mesmo
–    Cuidar da minha saúde e dos meus hábitos alimentares, comer na hora certa, dormir na hora certa, etc, etc
–    Buscar uma melhor qualidade de vida, andar, fazer caminhada, ir na academia, perder peso, etc, etc
–   Falar sempre a verdade, que deve ser uma obrigação para todas as pessoas
–   Em tempos de crise, economizar o máximo que puder

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here