Plano B

0
35

Uma coisa que chama a atenção na América, especialmente quando se vai comprar lanche na rede Burger King, são pequenos cofres colocados abaixo das janelas dos caixas do drive thru, geralmente de alguma fundação para tratamento de câncer em crianças. Nos Estados Unidos toda vez que se dá algum troco, quase sempre há moedas nele, e para muita gente é incômodo carregar moedas, que são colocadas dentro daqueles pequenos cofres que estão entre a janela dos carros e a janela do caixa. E de moeda em moeda, são arrecadados cerca de US$ 20 milhões por ano. Tudo isto sem uma única publicidade, sem um único pedido.

Só na força da sugestão. E como funciona! Puro marketing, além deles os consumidores acham que estão fazendo uma boa causa e o Burger King fatura em imagem e em benemerência, pois certamente também contribui para as entidades.

São objetivos pré-traçados e pré-elaborados através de planos de ação que funcionam perfeitamente. São planos e planejamentos feitos com anos de antecedência. Você tem um objetivo para a sua vida? Quais são estes objetivos? De curto prazo para 90 dias, um ano, três anos, cinco anos ou 10 anos?

O que você espera ou planeja para o seu futuro? Qual é o seu plano primário? E se ele der errado qual é a sua outra opção? E se a segunda opção não dar certo, o que você vai fazer?

Procure sempre ler e saber o que acontece no mundo a sua volta. Por que por exemplo houve uma crise financeira nos Estados Unidos a pouco tempo? No que ela te afetou? No que ela te atingiu? Você sabe por que o governo americano colocou dinheiro na economia? E por que o Presidente Obama quis fazer a reforma da saúde e luta para aprovar uma nova lei de imigração?

Muitas vezes ouvimos de algumas pessoas que não sabem ler inglês e por isto não sabem o que se passa a sua volta. Tenha sempre em mãos papel, caneta ou um lápis para escrever as suas idéias, mesmo que elas sejam um exagero. Nada é exagero quando há um sonho por trás dela. Escreva os seus planos e se não se sentir confortável não os mostre a ninguém, tenha-os para si. Se não se sentir em condições de fazê-lo sozinho busque ajuda. Leia tudo sobre o que você pretende fazer, pesquise, investigue, veja se há concorrência onde você pretende montar o seu negócio ou exercer a sua profissão. Avalie os riscos, a rentabilidade, e as possibilidades de ascensão e sucesso. Busque saber as histórias de êxito e de fracasso de quem já tentou antes de você.

Tenha em mente que estará nadando num mar repleto de tubarões dispostos a te devorar ao menor sinal de vacilo ou indecisão. Por isso é que o planejamento estratégico é vital para a sobrevivência de qualquer negócio ou progresso profissional. Se puder crie um negócio com um diferencial que ninguém nunca imaginou ter. Lembre-se que há sempre alguma nova idéia a ser inventada e criada. Algo que ninguém nunca pensou. Seja o primeiro!
Os exemplos de sucessos e fracassos estão em todos os lugares, e via de regra podemos observar que os sucessos sempre estiveram de mãos dadas com estratégias, e os fracassos estavam abraçados com a falta de planejamento e o desdém.

Você tem uma estratégia? E se ela falhar, tem um plano alternativo, ou vai culpar alguém quando fracassar? Qual é o seu plano B?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here