O que acontece se um motorista for pego dirigindo bêbado ou drogado

0
132
Sobriety Checkpoint 7
Operação ‘Sobriety Checkpoint’. Foto: MSP

Todos os dias, motoristas e condutores se acidentam, provocam acidentes ou são parados por oficiais de polícia dirigindo sob a influência de álcool ou drogas. A mão da justiça é pesada e penaliza duramente quem é pego dirigindo nestas circunstâncias. Mesmo assim, motoristas não se dão por advertidos e bebem, dirigem, são presos e parecem pouco se importar com as consequências dos seus atos.

Tempos atrás, os brasileiros Eduardo da Silva e Vairo Martins, que estavam dirigindo bêbados se envolveram em acidentes que poderia ter tido graves consequências paras as vítimas das suas respectivas imprudências.

De acordo com a legislação específica são consideram drogas ilícitas em Massachusetts:
– Cocaína
– Heroína
– LSD
– Metanfetamina
– Ecstasy entre outras

O uso destas drogas prejudicam os sentidos de várias maneiras, variando de alucinação e delírio a náuseas e tremores.

Prescrição médica
Medicamentos de prescrição que geralmente prejudicam a condução incluem antidepressivos, medicação anti- ansiedade,  medicação para dormir, analgésicos e até mesmo medicação com receita médica para alergias ou sintomas de resfriado comum. Drogas ilegais, medicamentos prescritos podem causar uma série de efeitos colaterais que prejudicam a condução, tais como:
– Sonolência
– Visão embaçada
– Tonturas ou desmaios
– Tempos de reação atrasados
– Problemas visuais
– Náuseas
– Tremores

Mesmo que haja prescrição médica para alguns medicamentos que podem alterar os sentidos, pode tornar-se em uso excessivo e abusivo. Alguns remédios para alergias podem causar os mesmo efeitos colaterais dos medicamentos de uso prescrito.

O uso da maconha é ilegal a nível federal, mesmo que alguns estados como Massachusetts tenham aprovado as suas próprias leis, invariavelmente para uso medicinal. Dirigir sob o efeito da maconha é ilegal se o motorista tiver mais de uma certa quantidade de THC no seu organismo. Não existe um sistema padronizado de aferição para isto a nível nacional.

Conduzir sob influência de álcool em Massachusetts é um crime grave e o transgressor enfrentará penalidades nos tribunais e no Registry of Motor Vehicles. Em ambos, pode-se enfrentar suspensão da carteira de motorista, multas pesadas e até prisão.

Definição de DUI E OUI em Massachusetts
OUI – Operating Under the Influence of Alcohol or licor or drugs
DUI – Driving Under the Influence
Massachusetts usa o conteúdo de álcool no sangue (BAC) para determinar se um condutor está dirigindo sob influência de substâncias. Veja os limites do BAC e suas idades ou qualificações correspondentes:
0,08% ou mais – para motoristas de 21 anos ou mais que operam veículos de passageiros regulares
0,04% ou mais – para motoristas que dirigem veículos comerciais
0,02% ou mais – para motoristas menores de 21 anos

Também é ilegal dirigir um veículo em Massachusetts com um recipiente aberto que contenha álcool. Significa que não se pode conduzir com uma garrafa, lata ou qualquer outro recipiente que contenha bebida alcóolica mesmo que seja um passageiro que a esteja portando e/ou bebendo.

As leis do Estado de Massachusetts indicam que a licença de um aprendiz ou a carteira de motorista será revogada por qualquer condenação por drogas e implicará na suspensão da carteira de motorista por um período entre um ano e cinco anos. As penalidades são as mesmas para motorista de todas as idades. Se uma pessoa for pega dirigindo bêbada pela primeira vez, se não houver acidentes ou danos de propriedade, normalmente terá que ir para um programa de dirigir alcoolizado de 16 semanas.

Sobriety Checkpoint 2
‘Teste de campo’ para detectar se um motorista está bêbado. Foto: MSP

Policiais costumam usar “testes de campo” para determinar se uma pessoa está bêbada, e então vão usar um bafômetro para confirmar suas desconfianças originais. Os oficiais podem decidir administrar o teste de respiração no motorista e após a realização do teste de campo eles podem levá-lo para a delegacia para dar-lhe um teste de respiração lá. A pessoa tem o direito de recusar o teste de respiração, mas perderá automaticamente a carteira de motorista, pelo menos por 180 dias se for sua primeira ofensa, e nos postos policiais seja das polícias municipais ou da State Police, os bafômetros são ligados aos computadores da Registry of Motor Vehicles e a suspensão da carteira é emitida na hora.

Os mesmos procedimentos valem também para quem não tem carteira de motorista do Estado de Massachusetts ou de outro estado. As penalidades podem aumentar de acordo com as reincidências e nestes casos o motorista pode perder a carteira por prazos que variam de quatro anos a oito anos e até definitivamente.

Sobriety Checkpoint 3
Todos os dias motoristas são presos por dirigir bêbados. Foto: MSP

Em Massachusetts motoristas que forem pegos por mais de três vezes dirigindo bêbados enfrentam a pena de prisão obrigatória, estas penalidades podem variar dependendo da ficha corrida do motorista que é pego dirigindo embriagado ou sob o efeito de qualquer droga.

As penalidades variam a cada ofensa e estão previstas nas esferas administrativas e penais que são duras e as autoridades estão deportando motoristas que foram condenados ou transgrediram neste quesito, principalmente por terem se tornado prioritários de deportação com as novas medidas implementadas no governo Donald Trump.

Portanto, sendo você documentado ou indocumentado, tendo ou não tendo carteira de motorista não beba e depois dirija.

É crime. É ilegal e você pode ser punido duramente…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here