Não dê ouvidos a boatos e certifique-se dos fatos

0
29

Nos últimos dias a comunidade brasileira em Massachusetts tem se deparado com uma infindável onda de boatos e de situações que provocam pânico e pavor, principalmente em imigrantes indocumentados.

Na semana passada, o ICE deteve um imigrante mexicano que é acusado de crimes, de ter sido deportado e de ter voltado para os Estados Unidos. Nesta semana, mais casos aconteceram e os respectivos vídeos logo chegaram às redes sociais.

No domingo, quatro homens que segundo consta seriam brasileiros, foram presos em uma festa e teriam problemas com a justiça. Em outros casos, um homem hispânico que teria dupla nacionalidade foi preso enquanto trabalhava também por ter problemas com a justiça.

Um outro vídeo, onde a polícia buscava um brasileiro que também foi deportado anteriormente e faltou a uma corte criminal, foi buscado em casa e não encontrado.

Mais um vídeo onde um carro branco está parado diante de uma residência é tido como um carro oficial, sem que haja comprovação. Por fim, um audio em inglês alerta para uma possível redada do ICE.

A polícia de Framingham foi consultado e negou qualquer participação, e mesmo porque tais operações não são avisadas previamente.

O que tem acontecido é que quem deve alguma coisa para a justiça está sendo procurado como sempre foi, pelo menos nos últimos anos. Se são apanhados, são levados embora.

A situação de início de governo é de fato preocupante, mas nada tão diferente de situações que já aconteceram no passado. A hora requer calma e tranquilidade e o compartilhamento de notícias sem fundamento não ajudam em absolutamente nada.

O que pode ser feito em uma situação destas?
– Não faça comunicação falsa de batidas ou operações de imigração e/ou policiais
– Não distribua notícias, postagens e vídeos das quais não tem a confirmação de que sejam reais
– Não dissemine nas redes sociais ou no WhatsApp qualquer boato que é compartilhado com você
– Não compartilhe nada daquilo que você não tenha a certeza de que seja verdadeiro
– Não se apavore e nem tome ações precipitadas acerca de nada
– Não se envolva em qualquer situação que te coloque em risco, principalmente nas redes sociais
– Se você têm problemas com a justiça, procure um advogado para saber como agir
– Evite se expor e aos seus
– Você têm direitos
– Não passe os boatos adiante…
Imagens meramente ilustrativas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here