MOTORISTAS desobedecem lei e provocam morte de policiais

Observe e obedeça o Move Over Law

0
460
A policial Brooke Jones-Story morreu no fim do mês de março, atropelada por um motorista que desrespeitou o Move Over Law

De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), vários estados estão relatando um aumento nos motoristas que não conseguem observar o Move Over Law e por conta disto provocam acidentes que envolvem oficiais de polícia e socorristas de emergência.

Em Illinois, 15 policiais ou veículos da State Police, foram atingidos enquanto estavam parados em ocorrências à beira de estradas com suas luzes piscando, nos três primeiros meses de 2019. Isso é quase o dobro do número de acidentes que a State Police local teve em 2018. Dois troopers morreram em acidentes recentes, outros dois policiais também envolvidos em acidentes semelhantes sofreram ferimentos e sobreviveram. Uma das vítimas é a policial Brooke Jones-Story, de 34 anos, da Illinois State Police que morreu na quinta-feira, 28 de março, quando aplicava uma multa e foi atropelada no acostamento.

A Michigan State Police relatou que teve, em média, quatro acidentes todos os meses de 1º de janeiro de 2016 até 13 de fevereiro deste ano, quando Move Over Law entrou em vigor.

O Move Over Law é lei, e cada estado tem uma lei que exige que o motorista diminua a velocidade e, quando possível, mova de pista quando vir luzes piscando na beira da estrada. Porém, nem todos os motoristas obedecem o que manda a lei. 

Dos 47 policiais mortos em incidentes relacionados ao trânsito em 2017, o ano mais recente para o qual há dados disponíveis, nove policiais foram atingidos e mortos fora de seus veículos quando motoristas desobedeceram ao Move Over Law. Os incidentes relacionados ao trânsito continuam sendo uma das principais causas de morte entre policiais em serviço.

Em Massachusetts

O state trooper Thomas Clardy morreu em 2016 em um acidente na Mass Pike. Foto: Massachusetts State Police

Desde que o trooper Thomas Clardy, morreu em março de 2016 na Mass Pike quando atendia uma ocorrência e sua viatura foi abalroada por um motorista que não observou a lei, a Massachusetts State Police adverte aos motoristas que transitam pelas rodovias, estradas, ruas e avenidas do Estado que devem observar e cumprir o Move Over Law, que consiste em mudar de faixa ou diminuir a velocidade quando, ao ver parado em acostamento ou meio-fio, viaturas policiais, de bombeiros, EMS, guinchos, ou quaisquer veículos que estejam prestando serviços e que tenham as luzes de emergência acesas.

A Lei exige que todos os motoristas devem reduzir a velocidade e mudar imediatamente de faixa observando a distância de tais veículos, visando a segurança de quem está no acostamento ou meio-fio, para que possam fazer o seu trabalho.

A multa tem o valor de US$ 100, e a fiscalização será implementada em todo o estado. A Move Over Law aplica-se a todos os motoristas que trafegam pelas vias públicas. A multa aplicada pela violação do Move Over Law, será computada nos pontos do seguro.

O Move Over Law em Massachusetts está em vigor desde março de 2009.

Como agir ao ver um veículo de emergência parado em uma estrada com luzes piscando:
– Desacelere imediatamente;
– Mova-se, se puder, com segurança; e
– Mude para uma faixa que não esteja imediatamente ao lado do veículo de emergência;
– Compartilhe a hashtag #MoveOver entre seu círculo pessoal e nas redes sociais

Imagens: reprodução

Todos os direitos © reservados. Permitida a reprodução total ou parcial desde que citada a fonte. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here