Malandragem americana

0
246
Malandragem 2
Boneco usado para tentar burlar a HOV lane em Massachusetts. Foto: Massachusetts State Police

Criou-se o estigma de que o brasileiro é malandro e vive buscando um meio de burlar a lei e a ordem. Costumeiramente na comunidade brasileira nos Estados Unidos surge um ou outro vigarista que quer levar vantagem em cima de outras pessoas, carreiras que invariavelmente duram muito pouco.

Porém, quase nada se fala ou se divulga sobre a malandragem e esperteza de muitos americanos que também buscam burlar a lei. Os Estados Unidos são um dos países onde mais se frauda seguros no mundo. São histórias de arrepiar os cabelos, com pessoas inclusive forjando suas próprias mortes com a conivência de parentes para receber indenizações milionárias.

Há também os acidentes forjados, inclusive os de trânsito que provoca bilhões em prejuízos todos os anos. Há as fraudes contra o imposto de renda, as entidades fantasmas que pedem doações que nunca chegam aos seus destinos, pois invariavelmente vão parar nos bolsos dos espertalhões e os tornam algumas vezes em milionários a custa da bondade alheia.

Na manhã da quinta-feira, 22, na rodovia I 93, em Charlestown, Massachusetts, o state trooper Kevin O’Brien controlava o trânsito na HOV lane – uma pista expressa que é destinada para automóveis com mais de dois passageiros – quando se deparou com mais um motorista que tentava burlar a lei, dirigindo com um boneco no banco do passageiro.

O homem de 44 anos, foi instado a parar, mas mesmo assim prosseguiu até que um outro patrulheiro o forçou a parar. Foi multado por violação da HOV lane e por não obedecer a uma ordem policial de parar o carro imediatamente.

Casos como este são recorrentes, e a foto da capa mostra um outro motorista que em 2015 no Estado de Washington também tentou burlar a lei e foi multado em US$ 124. O motorista de Washington não foi tão criativo como o de Massachusetts, e usou um boneco de papelão do ator Jonathan Goldsmith no banco de passageiro.

Geralmente os malandros americanos se dão mal. Já os malandros brasileiros…

Foto da capa: Tony Brock/Washington State Patrol

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here