Irmã Elisete Signor – uma história de dedicação e assistência ao imigrante

1
433

Quem entra pela porta do Centro Comunitário Scalabrini em Everett, Massachusetts, tem uma certeza – a de que não sairá dali sem atendimento ou uma palavra de alento e esperança, invariavelmente dado pela Irmã Elisete Signor, diretora da entidade. Por causa do seu trabalho no Centro Comunitário Scalabrini, Irmã Elisete tornou-se conhecida na comunidade brasileira e o mês de fevereiro de 2011 foi significativo para ela, quando completou 25 anos de consagração dos seus votos religiosos e por causa disto recebeu homenagens na sua terra natal quando esteve lá para celebrar com seus familiares o momento tão especial.

Filha mais velha dos agricultores Dormélio e Angelina, Irmã Elisete Teresinha Signor nasceu em Sarandi, RS, descendentes de imigrantes vindos da Itália no século passado, onde mantém todas as raízes culturais italianas e o autêntico chimarrão gaúcho, que é devidamente sorvido numa bomba com o escudo do Internacional, seu time de coração. Irmã Elisete é formada em Filosofia com Licenciatura Plena pela Universidade de Caxias do Sul, RS e em Teologia pelo ITEPA – Instituto de Teologia e Pastoral, de Passo Fundo, também no RS.

Pertencente a Congregação das Missionárias de São Carlos – Scalabrinianas desde 1986 onde professou seus primeiros votos religiosos e em 1995 fez sua Consagração Perpétua no Serviço Evangélico e Missionários aos Migrantes.

Trabalhou no Brasil como professora em escolas particulares por nove anos e durante este tempo fez o Curso de Comunicação pela ECOS-RS em Porto Alegre, RS, curso que envolve princípios básicos de jornal, televisão, vídeo e fotografia.

Após este período, Irmã Elisete exerceu por oito anos um serviço missionário junto aos migrantes brasileiros no Paraguai como professora, assistente social, Coordenadora Pastoral e outras atividades ligadas à missão Scalabriniana além Fronteiras.

Em 2000 foi enviada a servir os migrantes brasileiros nos Estados Unidos, no Apostolado Brasileiro – Comunidades Católicas da Arquidiocese de Boston onde trabalha como secretária geral, coordenadora da Catequese, Co-fundadora e membro da Coordenação da Escola de Teologia para Leigos.

Pela Arquidiocese de Boston foi condecorada em 2010 com o “Award” como “Excelence in Catechetical Leadership”.

Em 2006 assumiu a coordenação do Centro Comunitário Scalabrini, pertencente às comunidades Santo Antonio de Everett e Somerville, ambas em Massachusetts.

Desde 2006 para melhor ajudar os migrantes tornou-se voluntária do MassHealth onde tem acesso direto no registro de novos membros ou renovação do Seguro Público de Saúde via internet. Este voluntariado é ligado à Joint Committee for Children´s Care in Everett. Em 2013, tornou-se uma das navegadoras credenciadas para registrar e ajudar a comunidade brasileira na implantação da reforma da saúde – Obama Care.

Em setembro de 2010 recebeu do Prefeito de Everett Carlo de Maria o Certificado de Reconhecimento pelo trabalho social que está realizando com os migrantes em Everett e Cidades vizinhas, também recebeu da Joint Committee for Children’s Health Care in Everett uma placa de reconhecimento denominada “Robert Restuccia Champion for Children Award”.

Em novembro 2010 foi indicada pela MAPS ao prêmio Jorge Fidalgo Community Service Award, que foi entregue no Gala Anual da MAPS em abril de 2011.

“Sinto-me fazendo a vontade de Deus servindo ao próximo e aos nossos irmãos brasileiros que têm sempre as portas abertas nas suas dificuldades. Minha família é importante no apoio e no suporte que sempre me deu na minha escolha de vida religiosa. Sou feliz”, diz Irmã Elisete Signor.

Atualização: em fevereiro de 2016, Irmã Elisete Signor completou 30 anos de consagração dos seus votos religiosos

Fotos: arquivo pessoal

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here