Fundação Icla da Silva: Fazendo a diferença

0
571

Brasileiros de Boston podem salvar vidas de pacientes com leucemia em campanhas da Fundação Icla da Silva
Você, leitor, pode não saber, mas há uma possibilidade de ser a resposta para algum paciente que sofre de leucemia, linfoma ou outro tipo de câncer no sangue. Estes enfermos, na maioria crianças e adolescentes, necessitam urgentemente de um transplante de medula óssea de um doador compatível – ou seja, células de sangue. Como há pelo menos 68 brasileiros aqui nos Estados Unidos sofrendo destas doenças e as chances de compatibilidade são maiores dentro da mesma raça ou etnia, você pode ser a esperança. Para tanto basta dar o primeiro passo numa das campanhas da Fundação Icla da Silva, que neste fim de semana estará na região de Boston.
Desde 1992 a instituição realiza este trabalho de incluir possíveis doadores no Programa Nacional de Medula Óssea (Be The Match) através de ações em pontos brasileiros, desde igrejas e associações, até restaurantes, consulados itinerantes e eventos da nossa comunidade. Infelizmente, a probabilidade de pacientes conseguirem um doador compatível é pequena, mas é justamente aumentando o número de doadores no registro que poderemos aumentar a esperança dos pacientes e seus familiares.
De 27 a 29 de janeiro, ou seja, neste fim de semana, a Fundação estará com seus representantes e voluntários em várias campanhas na região de Boston, com o objetivo de registrar potenciais doadores. Basta preencher um formulário com informações pessoais e passar quatro cotonetes na bochecha. A saliva é suficiente para determinar se você é um doador em potencial e, em caso de compatibilidade, o possível doador será chamado para novos testes em um laboratório perto de sua casa. Vale lembrar que, com os avanços da medicina, quase 80% dos transplantes de medula óssea são feitos hoje através de um processo semelhante à doação de sangue, ou seja, fácil, seguro e gratuito.
Mensalmente 60 mil novos possíveis doadores se registram no programa nacional de medula óssea, cerca de 40 mil deles através da Fundação Icla da Silva, que é o maior grupo de recrutamento do Be The Match nos Estados Unidos. Só no ano passado, o registro americano facilitou a realização de mais de cinco mil transplantes, graças aos mais de nove milhões de pessoas inscritas. Precisamos, agora, de uma maior representatividade de brasileiros neste banco de doadores.
Seja você também um possível doador de medula óssea e salve uma vida! Participe, organize uma campanha. Alguém está precisando de sua ajuda. Mais informações pelo telefone 646.385-0671 ou através do site www.icla.org. Para registros online, use o link http://join.marrow.org/amor
Detalhes importantes:
– Para se registrar basta ter entre 18 e 61 anos de idade
– Qualquer pessoa pode ser incluída no Be The Match, independente do status imigratório neste país
Campanhas da Fundação neste fim de semana (confira outras no site icla.org):
Sábado, 28 de janeiro – 11 AM
Igreja Adventista Brasileira
4 Oak Street
Wakefield, MA – 01880
Domingo, 29 de janeiro – 9 AM
Igreja Santo Antônio de Pádua
400 Cardinal Medeiros Avenue
Cambridge, MA – 02141
Domingo, 29 de janeiro -7 PM
Revival Church for the Nations
25 Webster Street
Everett, MA – 02149
Ligue para 646.385-0671 para agendar uma campanha em sua comunidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here