INDOCUMENTADA é nomeada para cargo no Senado da Califórnia

Nomeação é mais uma capítulo na tensão entre o Estado da Califórnia e a administração Donald Trump

0
3456
Advogada Lizbeth Mateo

A advogada Lizbeth Mateo, 33 anos, uma mexicana nascida no Estado de Oacaxa, teve a sua nomeação para integrar uma comissão que trata do acesso de jovens de baixa renda à universidade anunciada na quinta-feira, 15. Mateo, que chegou aos Estados Unidos com seus pais quando tinha 14 anos, é a primeira indocumentada a assumir um cargo no Estado, mais especificamente no Senado Estadual.

“Um dia após o presidente Donald Trump ter vindo à Califórnia para ver protótipos de seu muro fronteiriço, o Senado Estadual fez história ao selecionar o primeiro residente sem documentos para um cargo no Estado”, disse o Senador Estadual Kevin de León, presidente do Senado em um comunicado divulgado na quinta-feira, 15.

Lizbeth Mateo é uma advogada militante e uma ativista em prol dos direitos dos imigrantes e concluiu os seus estudos na University of Santa Monica e no ano passado obteve a licença que lhe permite advogar na Califórnia.

“Quero poder aproveitar minha experiência de imigrante indocumentada, a primeira na minha família a obter um diploma universitário”, afirmou Lizbeth Mateo, que teve a sua adesão ao DACA negada duas vezes por se ausentar dos Estados Unidos quando viajou ao México e testar na volta como reagiriam os agentes de Imigração quando tentasse a entrar em território americano.

A nomeação de uma imigrante indocumentada para ocupar um cargo oficial é mais um capítulo nas tensões entre o Governo da Califórnia e a administração do presidente Donald Trump, que contesta na Justiça leis que tornaram cidades santuário para proteger imigrantes indocumentados além de negar colaborar com as autoridades federais de imigração.

Fotos: reprodução redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here