GOVERNADOR Baker vetará carteira de motorista para indocumentados

Charlie Baker antecipa que não promulgará lei que conceda carteira de motorista para indocumentados

1
1874
Governador Charlei Baker é contra qualquer iniciativa que favoreça indocumentados

O governador republicano de Massachusetts Charlie Baker diz que vetará um projeto de lei que permitiria que imigrantes indocumentados em Massachusetts pudessem obter carteira de motorista, iniciativa que é criticada por opositores que alegam que o Estado seria um atrativo para fraudes.

“Certamente vetarei a legislação que vai além do que trabalhamos com o Legislativo em uma base bipartidária. Se a pessoa pode provar que está legalmente em Massachusetts, então poderá obter uma carteira de motorista. Esta é a resposta certa”, disse o governador na quinta-feira, 24, de acordo com o jornal Boston Herald.

Na quarta-feira, 23, o senador estadual democrata Brendan P. Crighton e as deputadas estaduais democratas Tricia Farley-Bouvier e Christine Barber introduziram o Work and Family Mobility Act que modifica a atual lei que não permite que imigrantes indocumentados obtenham a carteira de motorista.

“Espero que ele dê uma olhada nos méritos da lei. Não há caminho para a cidadania para eles por causa de falhas no sistema federal. Temos que reconhecer que eles estão aqui e fazem parte da nossa comunidade e da economia”, disse o senador Brendan P. Crighton.

Para os patrocinadores do projeto, a concessão da carteira de motorista para indocumentados, tornariam as estradas mais seguras, pois as pessoas teriam que passar por testes e obter seguro para seus automóveis e também não penalizar os milhares de indocumentados que vivem em Massachusetts.

Nos últimos anos, alguns legisladores tentaram aprovar projetos semelhantes sem nenhum sucesso. Já o governador Baker introduziu uma emenda que impede que imigrantes indocumentados possam obter carteiras de motoristas, baseados na lei do Real ID.

Uma coalizão que conta com o Centro do Trabalhador Brasileiro, o Sindicato SEIU32BJ, e o The Welcome Project, Somerville em colaboração com parlamentares, buscam aprovar uma nova lei que permitiria a obtenção da carteira de motorista para indocumentados.

Foto: State House

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here