Falsos agentes do ICE extorquem imigrantes indocumentados

0
213

Como se já não bastasse todas as agruras de imigrantes indocumentados, agora tem que lidar com um outro tormento: extorsões e achaques por parte de espertalhões que se fazem passar por agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE).

Vestindo roupas idênticas e badges com o símbolo do ICE que são comprados na internet, abordam imigrantes indocumentados e mediante coação e pressão psicológica pedem dinheiro para supostamente não deter as vítimas.

Apavoradas e com medo de supostamente ir presas as pessoas acabam por ceder às extorsões e entregam dinheiro e até bens. Em alguns casos, indocumentados que se recusam a pagar são agredidos com violência.

Os achaques estão acontecendo em todo o país, inclusive com abordagens nas ruas em locais de grande afluência de imigrantes. Outras abordagens são feitas nas residências e locais de trabalho.

O ICE informa que ninguém deve se submeter a nenhum tipo de achaque, chantagem ou extorsão e qualquer ocorrência deve ser comunicada imediatamente para as autoridades policiais.

Porém, muitos imigrantes indocumentados que tem sido vítimas de extorsão deixam de procurar o ICE por temor de serem detidos e deportados. Alguns outros buscam ajuda nas entidades de defesa de imigrantes.

Dicas úteis
– Oficiais do ICE não pedem dinheiro sob qualquer pretexto. A menos que sejam corruptos
– Nas abordagens em residências, não abra a sua porta e exija um mandato e identificação dos agentes
– Não ceda a nenhuma chantagem
– Se for vítima de extorsão comunique o fato às autoridades
– Se não se sentir confortável, comunique a uma entidade de defesa de imigrantes
– Para saber os seus direitos em uma abordagem de agentes do ICE ou da polícia clique aqui e aqui.

Foto: imagem de identidade e escudo do ICE falsificados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here