EXAME supletivo: estão abertas as inscrições para o ENCCEJA 2018

Inscrição e provas são gratuitos

0
520

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018, o antigo exame supletivo, para brasileiros residentes no exterior estão abertas até o dia 9 de julho, às 23h59 (Horário de Brasília).

O Encceja é uma oportunidade para jovens e adultos que não terminaram seus estudos na idade regular e querem obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. As inscrições são gratuitas.

O Encceja Exterior 2018 será aplicado em 16 de setembro, nos Estados Unidos, no Consulado-Geral do Brasil em Boston no 175 Purchase Street, Boston, MA – 02110, e também em New York e Miami.

Para a certificação do ensino fundamental o participante deve ter 15 anos completos na data da realização da prova. Para a certificação do ensino médio a idade é de pelo menos 18 anosna data da prova. O Encceja Exterior é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, por meio das representações diplomáticas do Brasil nos locais de aplicação.

A inscrição deve ser feita, exclusivamente, online clicando aqui.

Os interessados em participar devem informar o CPF e número de passaporte na inscrição, conforme previsto no edital. As necessidades de atendimento especializado (baixa visão, deficiência física, dislexia) e atendimento específico (gestante, lactante, idoso) também devem ser informadas durante a inscrição. É preciso optar pelo nível de ensino para o qual o participante busca a certificação.  O passo seguinte é indicar quais provas deseja realizar.

Estrutura da Prova
Para certificação do ensino fundamental o participante faz provas de Ciências Naturais, História e Geografia (matutino), além de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática (vespertino). Para a certificação do ensino médio as provas são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias (matutino); além de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias (vespertino). Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha com quatro alternativas de resposta.

Quer começar a estudar agora mas não sabe como? Acesse os materiais gratuitos para estudo clicando aqui.

Caso o candidato tenha problemas durante a inscrição, enviar e-mail para: encceja.exterior@inep.gov.br, ou ligue para o telefone 0800.616161.

Para outras dúvidas, envie e-mail para: contato.boston@itamaraty.gov.br

Com informações fornecidas pelo Consulado-Geral do Brasil em Boston. Imagens: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here