ESCOLINHA de português em Worcester 

Escola de Português é destinada a crianças de sete a 12 anos de idade

0
4862
Escolinha de Português em Worcester
Alice Sallese é fundadora, diretora e professora

A brasileira Alice Sallese, mora nos Estados Unidos há 19 anos, é formada nos cursos de Magistério e Contabilidade e por três anos cursou Psicologia Infantil na Universidade Estadual de Maringá, Paraná, onde lecionou por quatro anos para crianças de seis a 10 anos no Paraná. Alice leciona desde 1987. Casada com um americano e mãe de duas filhas, Alice se deparou com a necessidade de ensinar português para elas e por causa disto fundou, coordena e dirige a Escolinha de Português de Worcester para crianças de sete a 12 anos de idade. 

As aulas do próximo período letivo começam no dia 13 de outubro de 2018 até o dia 11 de maio de 2019.

“Devido minha filha mais velha ter tido problema na fala (speech problem) e eu ser casada com americano, tivemos que  focalizar em uma só língua e então foi a inglesa. Quando minha filha estava com oito anos de idade, já falando perfeito o inglês, comecei a me preocupar com o português dela, pois sendo brasileira é importante para mim que elas minhas duas filhas conheçam nossa língua, tradições etc, também ter contato com familiares no Brasil. Vendo que ela estava na idade para ser alfabetizada, comecei a procurar uma escolinha de português e a que tinha em Worcester havia fechado. Então fiquei na esperança de que alguma escolinha abrisse por perto. Quase um ano se passou e nada aconteceu e eu preocupada com a idade dela passando. Então uma voz interna me dizia: ‘você pode Alice’, e imediatamente pensava ‘mas não quero’. E assim foi por mais ou menos um ano”, diz Alice. 

“Quando minha filha completou nove anos eu então resolvi alfabetizar ela em casa. Começamos com o abecedário e ela aprendeu rapidinho, fantástico! Fui para a parte de soletrar, juntar as sílabas e escrevi: MA-CA-CO e ela leu duas vezes pausadas, sílaba por sílaba e então falei para ela ler tudo junto e rápido, ela leu MACACO. Quando ela conectou a palavra do português com o inglês, ela me olhou com o olhar mais precioso do mundo, seu sorriso doce e meigo e me falou: ‘mamãe macaco is monkey!” Vendo ela maravilhada com a descoberta de ser maravilhoso aprender outra língua, na hora Deus tocou meu coração. Me senti egoísta em poder ensinar outras crianças e estar com receio. Fechei o caderno, olhei pra ela e falei: ‘por sua causa, pela sua alegria conectando outra língua – eu vou também ensinar outras crianças!’”, continua. 

“Passaram-se dois meses e me lembrei da promessa feita a ela e então comecei a ver o que precisava para que isto acontecesse. Fiz um plano, precisava de tudo! Lugar, material didático, professores, horário, enfim, tudo. Quando se faz com o coração Deus toma a frente. Deus foi me enviando o lugar certo, as pessoas certas e tudo foi se encaixando. Entrei em contato com o Setor de Educação do Consulado-Geral do Brasil em Boston e sanaram com muita atenção e carinho as minhas dúvidas. Professoras do núcleo anterior me procuraram e fizeram parte da ESCOLINHA no nosso primeiro ano e nos trouxeram experiências, livros didáticos doados pelo Consulado etc. Tudo se encaixou. Foi fantástico!”, afirma Alice.

“Este será nosso terceiro ano escolar. Trabalhamos com crianças de sete a 12 anos e pedimos uma contribuição aos pais de US$10 por 1:30 hora de aula. Pedimos que o aluno traga um caderno, fornecemos todo o material restante. Estamos sempre participando das Feiras de Educação promovidas pelo Consulado. No nosso primeiro ano escolar tínhamos duas salas de aula, a partir do segundo, devido a procura, começamos com três salas de aula e a ESCOLINHA tem três professoras fantásticas. Estamos juntas nesta jornada com o mesmo objetivo, com todo nosso coração preparando tudo com muito carinho para nossas crianças”, finaliza.

Professoras 

Marta Eliana Moisés é professora

Marta Eliana Moisés
Mineira de Inhapim, MG, é formada em Magistério, graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antonio Carlos (UNIPAC) de Barbacena, MG. Marta tem 15 anos de docência em Educação Infantil e Alfabetização, além de dois anos de participação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). “Alfabetizar é a minha paixão”, diz Marta.

Nelsione Carla Gonçalves é professora

Nelsione Carla Gonçalves
Formação superior em Música e Psicologia, com duas pós graduações na área de Educação. Nelsione atuou como professora de séries iniciais por mais de 17 anos, além de possuir experiência no ensino de adultos e atuar como psicóloga. “Acredito que o aprendizado é mais efetivo quando o afeto e o lúdico estão presentes. Mora nos Estados Unidos há pouco mais de um anos, é casada e tem uma filha de 25 anos.

Arleandra de Lima Ricardo é professora

 

Arleandra de Lima Ricardo
Doutora em História Social pela Pontíficia Universidade Católoica de São São Paulo PUC/USP em 2009. Arleandra tem especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC/SP em 2007. Graduada pelo Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE) em 2005. Pesquisadora no Centro de Estudos da América Latina (CEHAL). 

 

Prestação de serviço
Escolinha de Português de Worcester
Alfabetização da língua portuguesa
Aulas aos sábados das 10 AM – 11.30 AM
Alice Sallese – diretora e coordenadora
Funciona no Centro Comunitário na Saint Joseph Church
81 Plantation Street
Worcester, MA – 01604
774.275-1286

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here