ESCOLINHA de Português de Worcester abre inscrições para novos alunos

Aa aulas começam no dia 12 de outubro

0
351
Crianças aprendem português com professoras brasileiras

Preocupada com a filha mais velha que tinha problemas com a fala, além do fato de ser casada com um americano, Alice Sallese não hesitou em ensinar português para suas duas filhas e daí surgiu a iniciativa de fundar a Escolinha de Português de Worcester para crianças de seis a 12 anos. 

As aulas do próximo período letivo começam no dia 12 de outubro de 2019 até o dia 9 de maio de 2020.

“Quando minha filha estava com oito anos de idade, já falando perfeito o inglês, comecei a me preocupar com o português dela, pois sendo brasileira é importante para mim que minhas duas filhas conheçam nossa língua, tradições, cultura e ter contato com familiares no Brasil. Vendo que ela estava na idade para ser alfabetizada, comecei a procurar uma escolinha de português e não achei nada. Então fiquei na esperança de que alguma escolinha abrisse por perto. Quase um ano se passou e nada aconteceu e eu preocupada com a idade dela passando. Então uma voz interna me dizia: ‘você pode Alice’ e eu imediatamente pensava ‘mas não quero’. E assim foi por mais ou menos um ano”, diz Alice. “Resolvi  alfabetizá-la em casa. Começamos com o abecedário e ela aprendeu rapidamente. Fui para a parte de soletrar, juntar as sílabas e escrevi: MA-CA-CO e ela leu duas vezes pausadas, sílaba por sílaba e então falei para ela ler tudo junto e rápido, ela leu MACACO. Quando ela conectou a palavra do português com o inglês, ela me olhou com o olhar mais precioso do mundo, seu sorriso doce e meigo e me falou: ‘mamãe macaco is monkey!’ Vendo ela maravilhada com a descoberta do quanto é  fabuloso  aprender outra língua, na hora Deus tocou meu coração. Me senti egoísta em poder ensinar outras crianças e estar com receio. Fechei o caderno, olhei pra ela e falei: ‘Por sua causa, pela sua alegria conectando línguas – eu vou também ensinar outras crianças!”, prossegue.

“Depois de dois meses e lembrei da promessa feita a ela e então comecei a ver o que precisava para que isso acontecesse. Montei um plano e precisava de tudo – lugar, material didático, professores, horário, enfim, tudo. Quando se faz com o coração, Deus toma a frente. Deus foi me enviando o lugar certo, as pessoas certas e tudo foi se encaixando. Entrei em contato com o Setor  da Educação do Consulado-Geral do Brasil em Boston e sanaram com muita atenção e carinho as minhas dúvidas. Professoras do núcleo anterior de Worcester me procuraram e fizeram parte da ESCOLINHA no nosso primeiro ano e nos trouxeram experiências, livros didáticos doados pelo Consulado etc. Tudo se encaixou. Foi fantástico!”, afirma.

Este é o quarto ano escolar, depois de ter iniciado com duas salas de aula. A partir do segundo ano, a procura por vagas aumentou e a Escolinha passou a ter três níveis que conta com grupos de oito a 12 alunos por sala. A coordenação da Escolinha pede uma contribuição de US$ 10 pelo período de uma hora e meia de aula.

Além de Alice Sallese fazem parte da equipe pedagógica da Escolinha de Português de Worcester  as professoras Eliana Moisés, Nelcione Carla e Alexsandra Lima. 

Equipe
Alice Sallese
Alice Sallese mora nos Estados Unidos há 20 anos. É formada em Magistério e Contabilidade e por três anos cursou Psicologia Infantil na Universidade Estadual de Maringá, PR. Em 1987 começou a lecionar e trabalhou por quatro anos com crianças de seis a dez anos. 

 

 

 

Eliana Moisés
Mineira de Inhapim, MG, é formada em Magistério, graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antonio Carlos (UNIPAC) de Barbacena, MG. Eliana tem 15 anos de docência em Educação Infantil e Alfabetização, além de dois anos de participação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

 

Nelsione Carla Gonçalves
Nelsione Carla Gonçalves tem formação superior em Música e Psicologia, com duas pós graduações na área de Educação. Nelsione atuou como professora de séries iniciais por mais de 17 anos, além de possuir experiência no ensino de adultos e atuar como psicóloga.

 

 

Alexsandra Lima
Alexsandra Lima é de Alagoinhas, BA. Estudou magistério no convento de freiras Santíssimo Sacramento, onde começou a ensinar. Cursou Letras Vernáculas com Literatura e língua Inglesa na UNEB. Ensinou crianças e adolescentes por mais ou menos dez anos no Brasil.

 

Prestação de serviço
Escolinha de Português de Worcester
Alfabetização da língua portuguesa
Aulas aos sábados das 10 AM – 11.30 AM
Alice Sallese – diretora e coordenadora
Funciona no Centro Comunitário na Saint Joseph Church
81 Plantation Street
Worcester, MA – 01604
774.275-1286  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here