ESCOLA da Construção ensina uma profissão a brasileiros nos EUA

Escola da Construção é iniciativa inédita nos Estados Unidos

0
1169
A Escola da Construção já formou homens e mulheres
A Escola da Construção tem canteiro de obras para a prática dos alunos

Quem entra no grande galpão em obras em Framingham, logo vê que ali funciona algo diferente. É um lugar onde as pessoas aprendem uma profissão para melhorar suas vidas e garantir um futuro promissor em um dos mercados que mais absorvem mão de obra qualificada nos Estados Unidos que é o da construção civil. O galpão é onde funciona a High Impact – ‘Escola da Construção’, fundada e dirigida pelo brasileiro Jeff Moutinho.

Desde que chegou aos Estados Unidos em novembro de 2015, o engenheiro civil Jeff Moutinho tinha uma ideia na cabeça e sabia que mais cedo ou mais tarde iria coloca-la em prática. Nascido em Pavão, Vale do Mucuri na região de Teófilo Otoni, Minas Gerais, Jeff trabalhou com construção civil por cerca de 15 anos até que resolveu migrar com a família, estabelecendo-se em Massachusetts. 

“Quando cheguei aqui ainda sem falar inglês, tive a oportunidade de começar tudo novamente, do zero. Trabalhei na construção instalando cerâmica, entreguei pizza, recolhi lixo e fiz quase tudo que a maioria dos brasileiros fazem quando chegam aqui nos Estados Unidos”, diz Jeff. “Desde o início da minha carreira – ainda no Brasil – sempre gostei muito de poder dar oportunidades à pessoas que queriam mudar de vida. Pessoas batalhadoras, que só precisavam de uma chance, mas não tinham ninguém que acreditasse nelas. Para ajudar essas pessoas, liderei programas de apoio à comunidades carentes na época da universidade e depois na minha própria empresa de engenharia e construção eu contratava pessoas sem qualificação e oferecia à elas a oportunidade de aprenderem uma profissão”, continua.

Jeff Moutinho identificou quatro dificuldades dos brasileiros nos Estados Unidos. 
Precisam de trabalho
Muitos chegam aqui sem nenhuma garantia de trabalho. Chegam com muita vontade e disposição, mas não sabem exatamente por onde começar e como fazer para conseguir um bom trabalho.
Trabalham muito e ganham pouco
Geralmente o trabalho que um brasileiro recém chegado consegue arrumar é em um restaurante ou na área de limpeza. Porém nessas áreas eles trabalham muito e ganham pouco.
Falta de experiência
Muitos nunca trabalharam na construção e por isso tem dificuldades em conseguir um trabalho que lhes paguem bem. Nessa situação, não podem deixar o trabalho que estão sem a garantia de que vão ganhar mais do que ganham atualmente.
Cursos em inglês
Os cursos preparatórios para atuar na área da construção são poucos e apenas em inglês (o que dificulta para quem ainda não domina o idioma) e além do mais esses cursos têm como objetivo preparar americanos e não brasileiros.

Alunos aprendem a trabalhar com segurança

E foi pensando nisto que Jeff Moutinho fundou a High Impact – ‘Escola da Construção’. “Logo percebi que eu poderia usar a minha experiência para ajudar pessoas a adquirirem qualificação profissional na área da construção. Assim comecei uma pesquisa intensa, e em um ano conversei com mais de 500 brasileiros que vivem aqui nos Estados Unidos e percebi que eu precisava criar uma escola de construção. Hoje tenho muito orgulho de ter fundado a High Impact, onde ajudamos brasileiros a se tornarem profissionais qualificados e assim poderem trabalhar na área da construção aqui nos Estados Unidos. Meu propósito é tornar a High Impact a maior escola da construção do mundo e assim poder ajudar milhões de pessoas a se qualificarem e mudarem suas vidas”, afirma. As aulas são práticas e cada aluno tem a incumbência de colocar em prática o que aprende imediatamente e são absorvidos pelo mercado de trabalho tão logo concluam os cursos.

Em pouco mais de um ano de funcionamento da ‘Escola da Construção, 142 alunos – sendo quatro mulheres, já se formaram e melhoraram as suas capacitações profissionais e ganhos salariais.

“Tenho muito orgulho de ter fundado a primeira Escola da Construção voltada para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e no mundo. Nós ajudamos brasileiros a se tornarem profissionais qualificados e assim poderem trabalhar na construção aqui nos Estados Unidos”, finaliza Jeff.

Cursos oferecidos pela ‘Escola da Construção’ – 10 alunos por turma
Instalação de Cerâmica – Tile Installation
Duração: 48 horas com aulas aos sábados das 8 AM às 5 PM – 6 semanas

Carpintaria  Finish – Carpentry Finish
Duração: 48 horas com aulas aos sábados das 8 AM às 5 PM – 6 semanas

Planejamento e Orçamento de Obras
Duração 48 horas com aulas as terças e quintas-feiras das 7 PM às 10 PM – 16 aulas de 3 horas

Inglês para Construção
Três meses de curso – Aulas às sextas-feiras das 7 PM às 9 PM mais atividades online 

A Escola da Construção oferece assessoria pós-curso através de parcerias com empresas de construção para onde os alunos que solicitam oportunidades nos mercado de trabalho são encaminhados.

Além disto, Jeff Moutinho oferece para cada aluno uma consultoria de quatro horas para criação de um planejamento estratégico para o próximo ano de trabalho para definir metas claras de onde ele quer chegar.

Prestação de serviço
Escola da Construção – High Impact
Jeff Moutinho 508.656-9542
contato@highimpactec.com
jeffmoutinho1@gmail.com
highimpactec.com
Canal no YouTube: Jeff Moutinho
Facebook: Jeff Moutinho
Instagram: Jeff Moutinho
@escoladaconstrucao

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here