Enfrentando a dor da perda de pais e irmãos

0
886

Aos sete anos de idade, Kenia Baia Rodrigues, a Cerejinha, viu a mãe ser assassinada em Mantenópolis, Estado do Espírito Santo. “Minha mãe foi baleada com três tiros na minha frente. Eu estava dentro do nosso carro quando escutei os tiros e quando sai do carro vi minha mãe ensanguentada”, diz Kenia.

Nascida em Boston, Kenia mudou-se para o Brasil e voltou aos Estados Unidos quando tinha 12 anos e sempre teve a ideia fixa de ajudar pessoas que tivessem passado pela mesma situação que que tivesse perdido algum parente na mesma idade que ela tinha quando perdeu a mãe de forma trágica. Durante todos estes anos, Kenia buscou localizar alguma entidade que ajudasse pessoas cujas histórias fossem marcadas por tragédias.

“A entidade que eu descobri se chama Comfort Zone Camp. Minha escola, a Bridgewater State University estava fazendo um anuncio e eu vi. Quando eu li o propósito da entidade pensei comigo mesmo e isso que eu quero fazer”, afirma.

10373844_10152564888769053_6445432592509500347_n
O Comfort Zone Camp oferece ajuda especializada para quem perdeu pais e irmãos tragicamente. Divulgação

A Comfort Zone Camp oferece um acampamento para crianças de 7-17 anos e para jovens de 18-25 que perderam o pai, mãe ou algum irmão. “A perca de uma pessoa tão próximo da gente é muito dolorosa e as vezes crianças e jovens não sabem lidar com a morte de um parente tão chegado. Esse acampamento é oferecido em vários estados no país. Entre estados estão incluídos Massachusetts e New Jersey. O acampamento é para diversão mas também é um centro de cura”, continua Cerejinha.

Durante todo ano a Comfort Zone Camp oferece vários acampamentos que tem duração de três dias – sexta, sábado e domingo. Em Massachusetts, neste ano vai ter um em abril e um outro em agosto. Em New Jersey vai ter um em maio e um em outubro. A orientação é que quanto mais rápido uma pessoa que tem a guarda dessa criança for registrada melhor. O acampamento é de graça para as crianças.

“Quero esse ano ser campista, como também quero fazer algumas horas voluntárias. Quero poder ajudar crianças que por alguma razão do destino também perderam algum parente querido. Quero também acrescentar experiências na minha vida para poder ajudar várias pessoas que perderam alguém. Acho que só quem perdeu alguém tão querido pode entender um ao outro. Recomendo que quem entender mais sobre o que a Comfort Zone Camp, faz e o por quê, devem acessar o site pois é importante que a nossa comunidade saiba o que esta disponível, principalmente em situações tão delicadas e traumáticas emocionalmente. É bom saber que há amparo e apoio para ajudar a superar as dores decorrentes de tais circunstâncias”, finaliza Kenia Baia.

Para saber mais sobre a entidade, para ser voluntário, fazer doação ou para registrar uma criança, acesse o endereço abaixo.

Prestação de serviço
Comfort Zone Camp
5 Lowell Avenue, 1st Floor
Winchester, MA 01880
781.756-4840
781.756-4844 – fax

Informações adicionais
A Comfort Zone Camp é uma organização sem fins lucrativos que oferece programas terapêuticos grátis para crianças com idades entre 7-17 que sofreram a morte de um dos pais, tutor ou irmãos. Os acampamentos gratuitos incluem programas de construção de confiança e grupos de apoio baseados na idade para quebrar a dor e o isolamento emocional. Os programas de capacitação visa tornar as crianças curadas e aptas a crescer de maneira saudável. Os serviços da Comfort Zone Camp são importantes, pois uma em cada sete crianças experimentam a morte de um dos pais antes da idade de 20 anos, e estudos mostram que crianças que tem que lidar com a dor sozinhos são:
· 5 vezes mais propensos a morrer por suicídio
· 9 vezes mais propensos a abandonar a escola
· 10 vezes mais propensos a se envolver com o abuso de substâncias
· 20 vezes mais propensos a desenvolver distúrbios comportamentais

Publicado anteriormente no Jornal dos Sports USA. Foto da capa: Samanta Kalliny