Digaai.com: conectando brasileiros mundo afora

0
503

O brasileiro radicado em Boston, Álvaro Lima (foto), Diretor de Pesquisas da Prefeitura de Boston disponibilizou uma plataforma virtual chamada digaai.com com conteúdo sobre a emigração brasileira em todo o mundo. Álvaro Lima encontrou nessa plataforma uma maneira de dividir mais de 15 anos de pesquisa sobre os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos e também uma possibilidade de estender o conteúdo desse tema por meio da contribuição de outros emigrantes brasileiros.

Embora o Brasil seja tradicionalmente um país receptor de imigrantes, nas últimas três décadas, a saída de brasileiros para viver mundo afora tornou-se significante. Contudo, dados sobre a emigração brasileira ainda são muito escassos. A possibilidade de obter mais informação sobre a diáspora brasileira foi uma das principais motivações para a criação do digaai.com.

“Passei mais de 15 anos da minha vida pesquisando a nossa história. Existe uma série de dados sobre os brasileiros imigrantes, mas nada que agregue esse conhecimento e informações que estamos disponibilizando no digaai.com”, afirma Lima.

O pesquisador acredita que a plataforma coletiva pode acabar se tornando um meio de comunicação entre os milhares de brasileiros espalhados pelo mundo e também uma forma de registrar a história desses imigrantes, contada por eles mesmos. A imigração transnacional é uma característica marcante desta nova ordem e a WEB se tornou esfera pública importante para estas comunidades.

“Comecei então a explorar as possibilidades práticas desta junção entre um fenômeno social e a revolução criada pela internet e outros meios de comunicação virtual. O digaai.com dá corpo a esta crescente conectividade entre as comunidades brasileiras transnacionais e o poder deste novo meio digital para a coleta, compilação, contextualização, amplificação e curadoria da produção cultural da diáspora brasileira”, disse Alvaro Lima.

A plataforma digaai.com tem algumas ferramentas que interagem em sinergia:
DigaaiWIKI – focado na diáspora brasileira e escrito de forma colaborativa por brasileiros mundo afora, este wiki permite qualquer pessoa com direitos editoriais, acrescentar novas páginas ou editar o conteúdo já existente;
DigaaiDATAHUB – esta ferramenta permite a exploração e visualização de uma variedade de dados, vídeos, e fotos sobre a população brasileira imigrante;
DigaaiDATAVERSE – os colaboradores do digaai podem utilizar esta ferramenta para publicar, compartilhar, referenciar, extrair e analisar dados referentes a diáspora brasileira;
DigaaiSLIDESHARE – aqui, os colaboradores do digaai podem carregar e compartilhar apresentações em formatos diversos sobre a diáspora brasileira.

O Digaai visa a captação e difusão da produção cultural da diáspora brasileira por meio de texto, áudio, vídeo e imagens que documentem a diversidade cultural dos imigrantes brasileiros mundo afora. Esta é uma ação inédita e de extrema urgência, pois a cada ano perde-se parte importante do acervo cultural da nossa comunidade.

A plataforma atingirá diversos públicos brasileiros nos continentes onde estes vivem, transformando-os em produtores e consumidores da sua própria cultura. O conteúdo da plataforma será obtido tanto a partir da contribuição espontânea dos participantes como do material coletado pela equipe de produção do Digaai e seus colaboradores.

A missão do Digaai é captar, manter e difundir a cultura da diáspora brasileira de forma a fortalecer a identidade cultural do imigrante brasileiro e a criação de uma narrativa coletiva sobre a nossa experiência ou experiências enquanto brasileiros mundo afora.

A plataforma Digaai assim como seu conteúdo é produto do desenvolvimento de parcerias institucionais com organizações culturais, midiáticas, educacionais, além de indivíduos ligados ao estudo, preservação, e divulgação da produção cultural da comunidade brasileira imigrante. O DigaaiDATAVERSE utilize a plataforma Dataverse desenvolvida pelo Institute for Quantitative Social Science e o DigaaiDATAHUB utiliza a plataforma Worldmap desenvolvida pelo Center for Geographic Analysis, os dois, afiliados a Universidade de Harvard.

Embora o site seja coletivo, para poder editá-lo e contribuir para a expansão do seu conteúdo, é necessário registrar-se como membro. Inicialmente, para registra-se é preciso ter aprovação dos administradores do site por meio do email: digaai@digaai.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here