Cuidando da saúde no inverno

0
50

Começou no dia 21 de dezembro, o inverno no Hemisfério Norte e alguns cuidados são necessários pois as temperaturas costumam ser baixas e os ventos frios costumam trazer gripes e resfriados. Uma boa dica é se preparar para o inverno a partir do outono, principalmente nos cuidados com a pele e com a gripes muito comuns nesta época do ano.
Cuidados especiais
Evite
– Permanecer em lugares úmidos e fechados
– Lidar com papéis, livros e outros objetos que ficaram guardados por muito tempo, devido ao acúmulo de poeira

Para se manter saudável e evitar problemas durante o outono e inverno usar creme hidratante para a pele e evitar confinamentos, proteção corpórea contra baixas temperaturas e manter a pele integra, e se possível utilizar humidificador nos ambientes

Outro problema decorrente do clima frio e seco que costuma acontecer no fim do outono e no inverno, principalmente nas cidades mais industrializadas, é o acúmulo de poluentes no ar. A poluição é um fator agravante para os alérgicos, o excesso de partículas suspensas no ar pode causar sérios problemas para aqueles que já são pré-dispostos, e que tenham algum tipo de alergia

A alimentação também merece cuidados. Durante o inverno, em função do frio e do inevitável aumento do gasto energético, em decência da manutenção da temperatura corpórea, é imprescindível que a ingestão de alimentos seja moderada e que se tome muito cuidado com alimentos muito calóricos e no aumento da deglutição. O consumo de líquidos deve ocorrem na mesma freqüência que ocorre no verão, pois o corpo deve sempre estar hidratado.

Crianças e idosos devem ter cuidados com lugares fechados pela facilidade de doenças respiratórias, e em relação aos idosos o aquecimento é imprescindível, devido a doenças circulatórias e a manter-se sempre agasalhado por causa da oxigenação nas extremidades.

Gripe e resfriado
Algumas pessoas confundem os sintomas da gripe e do resfriado comum, achando até que são a mesma coisa.
Gripe (Influenza)
É uma doença grave, fundamentalmente pulmonar, caracterizada por forte dor muscular, tosse incômoda e até falta de ar.
A Influenza tem uma vacina muito efetiva que deve ser usada, anualmente, em todas as pessoas que trabalham em hospitais ou têm doenças pulmonares ou crônicas, ou simplesmente tenham mais de 60 anos.
Resfriado comum
Muito frequente, é uma doença que tem como sintomas, coriza, febre não muito alta, dores musculares, perda de apetite e indisposição moderadas.

Dicas
Tosse, coriza, obstrução nasal, expectoração, febre, mal-estar geral e falta de apetite são sintomas das doenças de inverno. Para preveni-las, algumas medidas devem ser tomadas.
– Manter o ambiente limpo e ventilado
– Evitar grandes aglomerações em época de epidemia de doença transmitida por via respiratória
– Ter uma alimentação saudável
– Ingerir muito líquido
– Evitar o contato com o cigarro em ambientes fechados
– Para remover o pó dos móveis, as vassouras e espanadores devem ser substituídos por panos úmidos.

Para saber onde você pode se vacinar contra a gripe na sua cidade ou região clique aqui e digite o seu ZIP CODE.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here