Cuidados que se deve ter no trânsito

0
850

Na reportagem ‘Atenção para os vencimentos da registration, dos stickers de placa e de vistoria‘ contamos a história de Maria Aparecida que foi parada pela polícia porque estava com o sticker de inspeção e de placas vencidos há mais de dois anos desde que comprara o carro. “Ninguém me falou que eu tinha que fazer a inspeção anual e também renovar a placa através do selo que é fornecido pela MRV. O policial que me parou disse que eu era ingênua e que por isso não ia me levar presa, mas guinchou o meu carro, me multou, tive que ir na Court e gastei aproximadamente US$ 800 com tudo isto”, disse. Maria Aparecida considera que tudo ficou barato diante da gravidade do assunto. “Hoje eu vejo o quanto estava errada em não me dar conta do quanto as coisas aqui nos Estados Unidos são para ser levadas a sério e a documentação de um carro é uma delas”, diz Maria Aparecida.

“Venho há muitos anos ajudando e acompanhando brasileiros em audiências nas courts distritais e na maioria das vezes é por causa de problemas no trânsito causadas por descuido, imprudência e falta de atenção, quando não tudo isto junto. Tem também aqueles que bebem, dirigem e quando são apanhados reclamam do azar. Sempre digo para as pessoas que aqui nos Estados Unidos as coisas são levadas tão a sério que nem as autoridades estão isentas de ser penalizadas, condenadas e presas quando são apanhadas dirigindo sob o efeito de bebidas e drogas. Basta ver os jornais da Califórnia para ver que nem os astros de Hollywood escapam quando são parados no trânsito. Um oficial de polícia é soberano numa ocorrência e tem o poder de determinar naquele instante o que vai acontecer e eles são profissionais pois sabem que se errarem vão pagar caro por isto. Quando uma celebridade é presa por qualquer oficial de polícia não se vê exibicionismo e tampouco uma exploração do fato. Se a lei funciona para os famosos e poderosos por que não haveria de funcionar para nós? Precisamos urgentemente aprender a obedecer e cumprir as leis que nos são impostas e que devemos seguir para viver em paz”, diz Carlos DaSilva, fundador da ONG Assistência Total Brasileira.   

Algumas providências ou cuidados podem ser observados e com isto evita-se problemas legais. O principal é o de que se não tiver uma carteira de motorista válida não dirija, mas se o fizer tenha ciência dos riscos e dos cuidados que deve ter.

DUI
Checkpoints são muito comuns nos finais de semana onde oficiais de polícia costumam fazer teste de sobriedade. Imagem ilustrativa

Dirigir bêbado ou sob efeito de drogas

Se beber ou usar drogas não dirija em possibilidade alguma. Bebida não combina com direção e é enganoso pensar que se é forte e que vai poder dirigir “melhor” depois de beber ou usar drogas. Não vai não, e a lei aqui em Massachusetts é dura para quem é pego dirigindo bêbado ou sob o efeito de drogas. Neste tipo de transgressão a lei é para todos.

Use o cinto de segurança

Em Massachusetts o uso do cinto de segurança é origatório por lei e deixar de usá-lo é passível de multas e no caso de acidente pode haver dificuldades com o seguro. Não esqueça, mesmo que a ida seja ali na esquina, use o cinto de segurança.

Respeite a sinalização de trânsito

STOP, limite de velocidade, hidrante, vaga de deficiente físico, estacionamento em local proibido, faróis zonas escolares têm que ser observadas e respeitadas. Lembre-se que sempre haverá um policial a espreita de que alguém cometa algum tipo de infração para pará-lo e penalizá-lo.

Checkpoint
Em alguns estados as checagens de documentos dos carros e condutores é regra para a polícia. Imagem ilustrativa

Luzes, seguro, vistoria e documentos do seu carro

Não ande com as luzes externas do seu veículo queimadas. Verifique todas as semanas o funcionamento delas. Não ande com os stickers de placa ou de vistoria vencidos. Não saia com o seu carro se tiver seguro ou se estiver vencido. Cada vez mais os departamentos de polícia usam a Automatic License Plate Recognition – ALPR (foto da capa) que é uma tecnologia de ponta que consiste de dois scanners que são colocados nas viaturas policiais e que fazem a varredura de placas de carros independentemente do horário do dia ou da noite, já que as placas dos carros já tem um chip que proporciona a leitura digital diretamente ligada aos bancos de dados das Register of Motor Vehicles e que identifica imediatamente se a placa ou em nome de quem o carro está registrado tem qualquer problema pendente, como cancelamento da placa ou da registration, seguro cancelado, vencido ou suspenso ou mesmo se há registro de roubo ou o condutor não tem uma carteira de motorista válida ou está suspensa e até quem tem carro registrado e tem court pendente.

Text message

Em Massachusetts é lei. Não escreva mensagens de texto enquanto dirige, pois você pode ser multado e ter o carro guinchado se for apanhando fazendo isto. Além de ser um dos motivos causadores de milhares de acidentes todos os anos.

Baby seats

Todas as crianças até os 12 anos de idade devem andar no banco de trás. Tenha certeza de colocar o cinto de segurança nelas toda vez que andar de carro – mesmo durante as viagens rápidas ao mercadinho da esquina. Bebês e crianças até dois anos e meio de idade devem andar em um assento especial até alcançar o peso ou altura máxima conforme descrito nas instruções de segurança do fabricante do assento. No mínimo, as crianças pequenas devem andar na cadeira de segurança virada para trás até terem completado um ano de idade e pesarem pelo menos 20 libras.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here