COVID-19: governador Charlie Baker decreta estado de emergência

0
1648
Governador decretou estado de emergência por causa do coronavírus
Casos de contaminação pelo COVID-19 aumentam diariamente

O governador de Massachusetts, Charlie Baker, declarou na terça-feira, 10, estado de emergência devido ao surto de coronavírus, já que o número de casos positivos presumidos subiu para 91, sendo que apenas um caso foi confirmado.

A declaração de um estado de emergência essencialmente abre as portas para que as agências estatais tragam mais recursos, especificamente para resgate, abrigo ou evacuação.

De acordo com o governador Baker, ao declarar o estado de emergência, as autoridades estaduais poderão tomar decisões mais rápidas em nível estadual, poderão ajudar e apoiar as equipes de emergência locais e as autoridades de saúde, recursos seguros ou imóveis necessários para que as autoridades da Massachusetts Emergency Management Agency (MEMA) responda a casos novos e em andamento e facilite o processo necessário para ajudar a impedir a propagação do vírus.

Em uma entrevista coletiva na terça-feira, Baker enfatizou que todos deveriam limitar as viagens não essenciais e trabalhar em casa sempre que possível. As pessoas correm maior risco de contrair a doença daqueles que já apresentam sintomas, onde a maioria dos casos foi contraída por tosse e espirro.

Os Estados de Connecticut e Rhode Island também declararam estado de emergência em resposta ao COVID-19. Cerca de 400 pessoas foram testadas para o COVID-19 no estado desde que o surto se espalhou em Massachusetts. 

O caso confirmado é o de um estudante da UMass Boston com cerca de 20 anos, que contraiu a doença no início de fevereiro, depois de retornar de uma viagem a Wuhan, na China, o epicentro do surto viral. Segundo funcionários do Department of Public Health (DPH), ele ainda está se recuperando da doença. Para ser liberado e recuperado oficialmente, o paciente deve testar o vírus duas vezes. As amostras já foram submetidas ao laboratório estadual e ao Centers dor Disease Control and Prevention (CDC), pois o paciente continua em quarentena aguardando esses resultados.

Monica Bharel, Comissária Estadual de Saúde Pública, disse que o estado atualmente tem kits de testes suficientes para fazer o trabalho necessário no momento, mas novos pedidos de mais kits e suprimentos foram atendidos pelo CDC. Embora os laboratórios de todo o estado acabem ajudando nos testes, atualmente, o DPH é o único local em que os testes podem ser feitos em nível estadual.

Na segunda-feira, o estado recebeu a aprovação do CDC para que parte do processo de teste seja automatizada, para que as amostras dos pacientes possam ser testadas mais rapidamente. Antes, o estado só conseguia concluir cerca de 50 testes por dia, mas com o processo automatizado esse número pode ser superior a 100 por dia. Isso também torna a liberação de dados muito mais rápida e mais rapidamente acessível ao público.

Imagens: Mass.gov/dph

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here