COMUNIDADE em NH faz campanha para ajudar ativista Cosme Neles 

Cosme Neles é portador de Retinoplatia Diabética, uma doença degenerativa que ataca os olhos

0
3382

Cosme Neles, muito conhecido pelo seu trabalho comunitário em Nashua, NH, chegou aos Estados Unidos em 2000 e que ultimamente trabalhava com vendas de diversos produtos – venda de cable, internet e artigos nutricionais, necessita de ajuda para enfrentar um tratamento de saúde. Cosme é natural de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro.

Diabético do tipo 2, Cosme que tem 57 anos, descobriu há cerca de cinco anos que é portador de Retinoplatia Diabética, uma doença degenerativa que ataca os olhos. “O Cosme está péssimo, no momento anda de bengala, pois não tem mais a visão necessária para andar. Ele está 25% com a visão de um olho e o outro quase não enxerga nada. Em um dos olhos não se pode fazer mais nada. Agora estamos tentando ajudar o possível para ele ser operado o mais rápido possível. O dinheiro vai ser usado exclusivamente para todos os gastos. Ele não pode trabalhar mais, enfim é a esposa quem está pagando por tudo. Ela não é mais nova e está bem cansada”, diz Renata Olszewski, presidente do Latino Community Council e secretária executiva do Conselho de Cidadãos do Consulado-Geral do Brasil em Boston e amiga da família de Cosme.

Comovida com a situação de Cosme, Renata criou uma conta no GoFundMe.com, para ajuda-lo. “Cosme Neles sofre de diabetes, desde 1990, ele vem sobre cuidados médicos usando insulina e comprimidos, porém há 5 anos atrás, ele foi diagnosticado com Retinoplastia diabética (Rompimento dos vasos sanguíneos da retina). Cosme fez quatro cirurgias, sendo duas em cada olho, no Medical Center de Boston. No início de 2017, foi submetido a cirurgia de catarata no olho esquerdo. Na última consulta em 23 de abril, o médico viu a necessidade de fazer outra operação no olho esquerdo, devido uma hemorragia interna. Porém o seguro não paga 100%. Cosme vem gastando muito dinheiro com esses tratamentos, tanto da diabetes quanto a retinoplatia e para fazer essa cirurgia, que não é barata, ele precisa da ajuda dos amigos. Ele é que vem ajudando a comunidade, agora precisa de sua ajuda. Quem quiser  ajudar, nós agradecemos. Vamos ajuda-lo a ver pelos menos 50% de novo”, diz a descrição da campanha.

Cosme Neles precisa de ajuda também para ir ao médico em Boston, diz Renata. “Vejo a luta dele e da esposa. Quando eu não posso levar fica difícil alguém querer leva-lo para o hospital, pois é longe e nesse estado (NH) só com carteira”, afirma.

Para contribuir financeiramente e ajudar Cosme Neles, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here