Como ser bem sucedido

1
214

Há muitos filmes e livros que retratam histórias de superação e esforço e um deles é The Pursuit of Happyness, que conta a história de Chris Gardner, vivido no filme por Will Smith. Gardner era um vendedor esforçado de equipamentos hospitalares que é abandonado pela esposa e tem que cuidar do filho pequeno. Um dia cansado de carregar os pesados equipamentos pelas ruas de San Francisco, ao passar em frente a um luxuoso prédio no centro da cidade, ele vê um homem bem vestido estacionando uma Ferrari último tipo e pergunta a ele qual é a receita do seu sucesso. O homem aponta para o prédio e diz que trabalha ali como corretor da bolsa de valores.

Gardner, vai lá e preenche uma aplicação para trabalhar como corretor da bolsa de valores, mas antes tem que fazer um curso que lhe custaria meses de trabalho sem remuneração alguma. Todos os alunos do curso que daria a vaga ao vencedor depois de uma prova eram brancos e estudados, ele era o único negro e sem estudo superior. Então ele se põe a estudar e a se preparar para superar as dificuldades, até que passou no curso e ganhou o emprego.

Pursuit of Happiness 2
Enfrentando toda sorte de dificuldades, Gardner foi em frente e venceu. Divulgação

Ficou rico, famoso e se tornou sócio dos seus patrões, até que vendesse a sua parte no negócio, e para entender a história toda você deve assistir o filme que é recomendado. Para alcançar o que queria, Gardner sofreu um bocado, superou dificuldades, barreiras e se preparou para o sucesso financeiro inclusive. A situação de Gardner era de tal modo precária que ele não tinha onde morar com seu filho e muitas vezes dormiu em banheiros, estações do metrô, em pontos de ônibus e em albergues, mas persistiu, foi em frente e teve êxito na vida.

A rotina de alguém de sucesso é geralmente puxada, e que não tem nada hollywoodiano, cheio de glamour e de charme, é de trabalho árduo e sério. Certamente já ouviu falar de Antonio Ermírio de Moraes? Ele é um dos homens mais ricos do Brasil hoje, e é dono de um conglomerado de empresas que herdou junto com os irmãos do seu pai.

Trabalhando arduamente, Ermírio e os irmãos triplicaram o patrimônio que receberam de herança, ficou mais de 40 anos sem tirar férias, porque o trabalho não lhe permite. Sabe o que ele faz nas horas vagas? Dá plantão como administrador benemérito no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo. Ermírio de Moraes cuida pessoalmente dos seus negócios e dos seus olhos não escapa nada.

Como você, leitor acha que um homem de sucesso gasta em relação ao que ganha? Claro que os seus gastos são proporcionais ao que ele ganha. E você como gasta o que você ganha? O que impressiona em gente como Antonio Ermírio de Moares, Bill Gates entre outros homens de sucesso, é a forma como administram o que ganham.

Todos eles têm contas para pagar todos os meses, e será que eles deixam alguma coisa pendurada para o mês seguinte? Certamente você pode argumentar que com o que ganham e o o que possuem eles não penduram nada. Será mesmo?

Será que estes homens chegaram onde estão porque são dedicados, esforçados e tratam os seus negócios com honestidade e sinceridade, ou porque são “sortudos”? No que você apostaria?

Como será que eles lidam com os seus cartões de créditos e com seus impulsos consumistas? Os ritmos de vidas deles são totalmente diferentes dos nossos, pois eles estão em patamares que sequer imaginamos, mas mesmo assim tente imaginar.

Se você quer ser próspero, pense como um homem próspero, aja como um homem próspero, e seja um homem ou mulher que podem ser bons exemplos para todos, porque notoriamente progrediram as custas dos seus próprios esforços e trabalho.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, simplesmente passeando pelo facebook encontrei sua página, entrei e para minha surpresa, fazia muito tempo que não encontrava um site tão bacana. Rico em informações, linguagem simples, direta e objetiva. Vim aqui para agradecer seu tempo, sua dedicação e suas matérias, realmente muito boas fontes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here