AVÓS brasileiros são presos por cumplicidade em sequestro de uma criança

Desdobramentos de um caso de retenção ilegal de menor no Brasil

0
5073

O empresário Carlos Otávio Guimarães, 67 anos e sua esposa Jemina Guimarães, 65 anos, foram presos na manhã da quarta-feira, 7, no Aeroporto Internacional de Miami ao desembarcarem de um voo do Brasil e seriam levados diante do juiz federal John J. O’Sullivan em Miami. Carlos Otavio Guimarães, presidente da ED&F Man Brasil.

O casal Guimarães foi preso por causa de uma denúncia criminal contra eles e sua filha Marcelle Guimarães, 39 anos por conspiração para manter ilegalmente uma criança no Brasil. Eles são acusados de cumplicidade no sequestro do neto Nicolas.

Marcelle e seu filho Nicolas, uma criança menor de idade viajaram para o Brasil para participar de uma festa em 2013 e deveriam retornar para Houston, Texas até o dia 20 de julho de 2013, o que não aconteceu e a criança está sendo mantida no Brasil.

Marcelle Guimarães foi casada com o médico Christopher Brann e com ele teve o filho Nicolas, que levou de férias por 20 dias e nunca mais retornou aos Estados Unidos.

Desde então Brann tem tentado reaver Nicolas, que tem atualmente 8 anos. Uma sentença proferida pela juíza Arali Maciel Duarte titular da 1ª Vara da Justiça Federal da Bahia, deu a guarda de Nicolas para a mãe, afirmando que a criança deve permanecer no Brasil por já estar adaptado ao país, conforme o despacho. Nos documentos juntados ao processo por Christopher Brann, está uma declaração de que Marcelle se compromete a retornar aos Estados Unidos em 20 dias, o que nunca ocorreu.

Na ação do divórcio que teve a iniciativa da brasileira, ficou determinado que a guarda de Nicolas seria compartilhada com o pai, que ainda em 2013, deu entrada em uma ação de busca, apreensão e restituição de menores, conforme determina a Convenção de Haia, da qual o Brasil é signatário desde 2000 que determina que as decisões judiciais devem ser emitidas pelo domicílio original e de nascimento da criança, neste caso no Texas, onde Christopher e Marcelle se casaram em 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here