Ação do ICE assusta comunidade brasileira em Martha’s Vineyard

0
1496
Marcelo Fernandes Frias
Marcelo Fernandes Frias

Na quinta-feira, 9, agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE), detiveram os brasileiros Wilkerson Christian Silva, Marcelo Fernandes Frias e Reinaldo Mota – que teria sido detido pela polícia local por violência doméstica, moradores de Martha’s Vineyards.

A notícia das detenções se espalhou rapidamente entre a comunidade brasileira que trabalha e reside na Ilha e provocou medo e pânico, o que fez com que muitas pessoas ficassem trancados em casa o dia todo, já que a ação aconteceu pela manhã.

“Os dois que foram detidos pelo ICE são muito conhecidos na comunidade brasileira e suas prisões se deram em decorrência de problemas que eles têm, como DIU, reentrada nos Estados Unidos depois de terem sido deportados anteriormente”, afirmou um brasileiro que conhece as histórias dos dois homens, ressaltando que Wilkerson chegou acerca de um ano e meio e seu problema foi um DIU e por ter pedido a extensão do seu visto que foi negada e ele permaneceu assim mesmo.

Wilkeson Christian
Wilkerson Christian Silva

Um deles foi preso em frente a um comércio brasileiro e os agentes do ICE não pediram documentos a ninguém que estava por ali. “Eles chegaram, e tinham como alvo o brasileiro que foi detido e levado embora”, diz uma brasileira que testemunhou a cena. Muitas pessoas trataram de acalmar os mais assustados e tranquiliza-los. Muitas escolas temeram que mães e pais indocumentados não fossem buscar seus filhos no fim do período diário de aulas, e alguns chegaram a se refugiar nas casas de amigos e parentes. “No fim do dia tudo ficou bem”, disse uma outra brasileira, sobre a situação.

Wilkerson Christian Silva e Marcelo Fernandes Frias vão enfrentar processos de deportação.

Atualização
De acordo com informações obtidas por volta das 12.30 PM da sexta-feira, dão conta de que Reinaldo Mota foi preso por violência doméstica, pagou fiança e foi solto na manhã da sexta-feira. Mota nega que tenha sido preso por violência doméstica e sim por dirigir sem habilitação. Notícias davam conta de que ele havia sido detido pelo ICE na quinta-feira, o que não ocorreu.

Reportagem publicada originalmente no Jornal dos Sports USA